Exercitar-se com frequência traz muitos benefícios tanto para a nossa saúde mental quanto física.
As incessantes recomendações não são à toa, pois quanto mais movimentarmos o nosso corpo, mais saúde estaremos cultivando.
Além disso, os movimentos motores realizados durante as atividades liberam endorfinas no cérebro. Apesar de ser popularmente conhecida como o hormônio da felicidade, a endorfina traz muitos outros benefícios, como:
Melhora da memória
Elevação do humor
Aumento da disposição física e mental
Melhora da concentração
Fortalecimento o sistema imunológico
Alívio de dores e tensões musculares
Melhor qualidade do sono
A serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e regulação do sono, entre outras funções, também é liberada.
Vamos para um exemplo do exercício físico:
Musculação
A musculação é a atividade mais conhecida entre as pessoas que se exercitam ou desejam começar a fazê-lo. Existem incontáveis estudos sobre os benefícios dos exercícios aeróbicos para a saúde mental, mas saiba que levantar pesos também reduz os sintomas de diversos transtornos mentais.
Independe dos quilos ou da quantidade de vezes na semana que você faz o treino, a musculação é capaz de reduzir os sintomas da depressão quase na mesma proporção que os exercícios aeróbicos. O levantamento de pesos também melhora o humor, reduzindo a tristeza e a melancolia.
O exercício é um método poderoso para manter a saúde mental. Mas mais importante ainda, promove todos os tipos de mudanças no cérebro, incluindo crescimento neural, inflamação reduzida e novos padrões de atividade que promovam sentimentos de calma e bem-estar.
Mín. 22° Máx. 27°