21°C 28°C
João Pessoa, PB
Publicidade
Anúncio

Iniciado o cadastramento das famílias residentes do Parque Estadual de Mirador

O cadastramento das famílias é mais uma ação desenvolvida no âmbito do Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Proteg...

02/10/2024 às 18h27
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, realizou no período de 24 a 28 de agosto e 20 a 24 de setembro, o cadastro das famílias residentes na região do entorno do Posto de Apoio do Mel e do Posto de Apoio da Geraldina, respectivamente, no Parque Estadual de Mirador.

As ações contaram com o apoio do Conselho Consultivo do Parque, o CONPEM, representado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Cáritas Diocesana de Balsas. 

Até o momento o cadastro foi realizado em 29 comunidades do Parque. Segundo o Supervisor de Gestão das Unidades de Conservação, Luann Costa. “O cadastramento segue uma metodologia de visitas a todas as residências e comunidades existentes no Parque. Todas as localidades da região do entorno do Posto do Mel e do Posto da Geraldina já foram visitadas, as famílias cadastradas e as residências georreferenciadas. O cadastramento seguirá nas comunidades da região do entorno do Posto do Zé Miguel e do Posto dos Mosquitos, e ao final espera-se que os dados levantados possibilitem traçar um perfil das comunidades e auxiliar as tomadas de decisão, buscando compatibilizar a manutenção das famílias e a proteção ambiental da maior Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral do Cerrado no Brasil”.

O cadastramento das famílias é mais uma ação desenvolvida no âmbito do Programa COPAÍBAS – Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado com execução da SEMA. 

O Programa COPAÍBAS apoia projetos que contribuem para a redução do desmatamento no Cerrado e na Amazônia promovendo a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa e a melhoria das condições de vida de populações tradicionais e povos indígenas. O COPAÍBAS é financiado pela Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega, sob gestão do FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias