Após 30 dias de muita festa com dezenas de atrações culturais, shows, variadas experiências gastronômicas e opções de lazer para famílias e turistas, chega ao fim, neste domingo (14), a programação do Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do São João do Maranhão.
A temporada 2024 do ‘Maior São João do Mundo’ também será encerrada hoje em outros dois arraiais promovidos pelo Governo do Estado: o Arraial de São José de Ribamar e o Canto da Cultura, no Centro Histórico de São Luís.
No Arraial do Ipem, o último dia de festança junina tem início às 17h30 com apresentação do Tambor de Crioula Arte Nossa, seguido da Cia Vem BB, Cacuriá Balaio de Rosas e Boi Famosão, que sobe ao palco principal às 20h.
A partir de 21h, será a vez do show de Luan Costa, e, na sequência, Boi de Nina Rodrigues, show de Fabrícia & Banda, Boi de Axixá e o ritmo e o colorido do Boi de Morros fechando a programação.
Quem vai fazer a festa no último dia do Barracão do Forró no Ipem é o Trio Mandacaru. Às 19h, o Forró Top Xote, a partir de 21h, e o grupo Xote das Meninas, último atração a se apresentar no local, às 23h.
No cruzamento entre a Rua Portugal com a Rua da Estrela, na Praia Grande, o Arraial Canto da Cultura movimenta o Centro Histórico de São Luís, em seu último dia de atrações. A festa por lá começa às 16h, com Cacuriá Fantasia Jovem. Às 17 é a vez do Tambor de Crioula Capricho de São Luís, seguido do Tambor de Crioula Nossa Senhora do Amparo, Boi Capricho de Oliveira - sotaque de zabumba - e Boi Rosa de Saron encerrando as brincadeiras juninas às 19h.
Já no Arraial de São José de Ribamar, que contou com três dias recheados de atrações musicais e grupos folclóricos, a festa no último dia de São João será comandada pelo Cacuriá Menina Sapeca, Boi de Sonhos, Cia Marajunino, Boi Sítio do Apicum, Boi Famosão, Boi da Pindoba e show do grupo Argumento, fechando com chave de ouro a temporada junina em São José de Ribamar.
Maior São João do Mundo
Com quase 60 dias de festa junina, o São João do Maranhão, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), contou com milhares de atrações em dezenas de locais de festas, patrocinados ou apoiados pela gestão pública estadual.
Além do Canto da Cultura e do Ipem, em São Luís, a programação do São João do Maranhão 2024 contou com muita música, comidas típicas e diversão nos arraiais da Vila Palmeira, Santo Antônio, Bairro de Fátima, João Paulo, Cohatrac, João de Deus, Cidade Operária e Parque da Juçara.
Também houve festança no Arraial do Maiobão, no município de Paço do Lumiar, e em outras cidades no interior do estado, como Imperatriz, Barreirinhas, Timon e Cururupu. A programação diversificada e a riqueza cultural dos grupos folclóricos do Maranhão encantaram o público, como é o caso do turista Vítor Tarcísio, que pela primeira vez passou a temporada junina no Maranhão.
“Primeira vez aqui no Maranhão, bom demais o São João. Estou impressionado com a estrutura dos arraiais. Muito lindo, seguro e organizado. Com certeza vou voltar”, afirmou.
Mais informações sobre a programação e horários dos shows nos arraiais podem ser conferidas no aplicativo “São João do Maranhão”, disponível para smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS.
Mín. 25° Máx. 29°