O secretário de Transparência e Controle (STC), Raul Cancian Mochel, representou o governador Carlos Brandão na 17ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, realizado nesta quinta-feira (11), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.
O evento é organizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Rede Governança Brasil (RGB), e contou com a presença do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, que abriu o evento com a palestra "Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração".
"É uma honra enorme está aqui hoje representando o governador Carlos Brandão e também poder participar de um evento desses que trata de um tema tão relevante quanto a governança, que é um conjunto de mecanismos que trabalha estratégia, liderança e controle destinados à gestão. E então, os gestores possam prestar um serviço público e políticas públicas de qualidade aos cidadãos", afirmou Mochel.
O principal objetivo foi contribuir para a disseminação dos mecanismos de Governança Pública: Liderança, Estratégia e Controle, principalmente nos municípios, com a finalidade de convergir esforços para a promoção de uma administração pública mais íntegra, efetiva, eficaz e eficiente.
"Dentro dessa vertente, a STC tem dois exemplos de ações voltadas à governança. O primeiro é a questão da Política de Promoção à Integridade do Poder Executivo do Maranhão, que foi instituída ano passado com o Decreto nº 38.074/2023 e a STC ficou encarregada de coordenar e monitorar sua implantação dentro das outras secretarias. E o segundo ponto é a Transparência, cujo lançamento do novo Portal da Transparência ocorreu em 2023 com um portal muito mais amplo, mais acessível, com linguagem cidadã e segue sendo muito bem ranqueado em todas avaliações", completou o secretário.
Em 2024, serão realizadas sete edições do Seminário de Excelência em Governança Pública Municipal em capitais brasileiras e duas edições do Seminário Internacional de Excelência em Governança Pública em países da América Latina e Europa.
Mín. 25° Máx. 29°